terça-feira, 30 de dezembro de 2014

10 cursos online para impulsionar a carreira em 2015


1. Aprendendo a aprender: poderosas ferramentas mentais

1/12
O curso oferece técnicas práticas para aprender de forma mais eficaz. O foco é mostrar como disciplinas consideradas difíceis para a maioria das pessoas podem ser dominadas sem estresse nem frustração.
Início das aulas: 02/01/2015
Professores: Barbara Oakley e Terrence Sejnowski, da Universidade da Califórnia, San Diego
Inscrições: pelo site do Coursera

2. Desenvolvimento rápido de produtos inovadores

1/12
O aluno aprende diversas metodologias aplicáveis à inovação de produtos, com ênfase em mercados emergentes. As abordagens estudadas são três: megatendências sociais, tecnológicas e ligadas ao comportamento do consumidor, JTBD (Jobs To Be Done) e matriz morfológica.
Início das aulas: 05/01/2015
Professores: Arturo Molina Gutiérrez, David Romero Díaz e Pedro Ponce Cruz, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
Inscrições: pelo site do Coursera

3. Pense melhor: Como raciocinar e argumentar

1/12
Os professores mostram como pensar de forma racional sobre qualquer assunto, evitando alguns equívocos comuns nesse processo. O aluno também aprenderá a identificar e analisar argumentos ouvidos no dia a dia, como os dados por políticos, vendedores e professores.
Início das aulas: 05/01/2015
Professores: Walter Sinnott-Armstrong, da Universidade Duke, e Ram Neta, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill
Inscrições: pelo site do Coursera

4. Rumo ao sucesso empresarial, parte II

1/12
O curso aborda os desafios trazidos pelos recursos humanos para a manutenção do sucesso de uma empresa, bem como a importância de criar um modelo de negócio baseado nas pessoas que o compõem. A parte I do curso não é pré-requisito para assistir a este módulo.
Início das aulas: 12/01/2015
Professor: Edward D. Hess, da Universidade da Virgínia
Inscrições: pelo site do Coursera

5. Razão e persuasão: O pensamento através de Platão

1/12
A ideia é estudar Platão e sua prática de desconstruir crenças. Nas seis semanas de aula, o aluno estudará três diálogos do filósofo grego para entender sua teoria moral. O curso é aberto para estudantes de todas as áreas.
Início das aulas: 12/01/2015
Professor: John Holbo, da Universidade Nacional de Singapura
Inscrições: pelo site do Coursera

6. Tempo de se reorganizar: entenda as organizações

1/12
Organizações estão por toda a parte, na forma de empresas, governos, ONGs, clubes e associações. Neste curso, o aluno aprende a avaliar a influência das diversas organizações que o rodeiam, a importância da gestão e o papel do indivíduo num “mundo organizacional”.
Início das aulas: 13/01/2015
Professor: Rodolphe Durand, da HEC Paris
Inscrições: pelo site do Coursera

7. Pensamento crítico frente aos desafios globais

1/12
O pensamento crítico é crucial para sobreviver na era da informação. Os professores ensinam a desenvolver sua habilidade de pensar criticamente, acessar informação e construir argumentos de forma racional.
Início das aulas: 19/01/2015
Professores: Mayank Dutia e Celine Caquineau, da Universidade de Edimburgo
Inscrições: pelo site do Coursera

8. Os fundamentos do e-commerce

1/12Reprodução
e-commerce-coursera
Prática incontornável num mundo dominado pela tecnologia, o comércio eletrônico é um recurso fundamental para os negócios. Este curso mostra como as empresas podem desenvolver modelos de administração em que a TI é uma parte integrada dos produtos, processos e interações com o consumidor.
Início das aulas: 19/01/2015
Professores: Vijay Sethi, da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura
Inscrições: pelo site do Coursera

9. Gamificação

1/12
Diversos elementos do mundo dos jogos podem ser usados no âmbito dos negócios. Este curso mostra como usar os mecanismos da chamada “gamificação” e explorar seu potencial para melhorar o desempenho de uma empresa, equipe ou profissional.
Início das aulas: 26/01/2015
Professores: Kevin Werbach, da Universidade da Pensilvânia
Inscrições: pelo site do Coursera

10. Regras básicas para um empreendimento de sucesso

1/12
O curso mostra como usar uma observação aguda do mercado para ter sucesso nos negócios. O aluno também é convidado a refletir sobre a importância do fracasso para que uma empresa seja aperfeiçoada.
Início das aulas: 26/01/2015
Professores: Sergio Ortiz Valdés e Rafaela Bueckmann Diegoli, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
Inscrições: pelo site do Coursera