Com um público de mais de 30 mil pessoas a gravação em Juazeiro foi a resposta de um desafio de toda Igreja brasileira: a evangelização e suporte ao povo do Sertão Nordestino e o Diante do Trono está obedecendo a este chamado. Ano após ano os moradores do sertão sofrem com a seca, falta de água e necessidades como alimentação e saneamento básico.
Antes de começar a gravação, o Pr. André Valadão, subiu ao palco com Pra. Ezenete Rodrigues, que oraram juntos pelo início deste novo projeto. A gravação foi marcada por momentos de oração e intercessão pela nação. Grande parte do repertório do projeto foi composto por regravações que trouxeram novos arranjos, entretanto a unção continuou a mesma. Era nítida e palpável a presença de Deus na execução de cada canção.
Em termos tecnológicos, foi o palco mais simples do Diante do Trono, desde o álbum "Esperança" gravado em Salvador em 2004. Contudo, talvez o palco com a cenografia mais bem amarrada, dentro da temática que se propõe este novo DVD. Uma casa de pau-a-pique foi construída com riqueza de detalhes: janelas simplistas, telhado de palha, um poço no quintal e cerquinhas de madeira em volta. O propósito é chamar a atenção para a realidade presente no interior do nordeste brasileiro. E casou também perfeitamente com a dificuldade que seria para transportar equipamentos tecnológicos para Juazeiro, que fica a 600 km do grande centro mais próximo.
As músicas do projeto são compostas por novos arranjos de sucessos conhecidos do ministério, como: "Vestes de louvor", "Exaltado", "Cheiro das águas", "Coração igual ao Teu" e a própria canção que dá título, que também é uma regravação, no caso "Tu reinas", gravada originalmente no CD "Por amor de Ti, oh Brasil". vale dizer que todas as regravações receberam novas roupagens musicais e esses novos arranjos por vezes chegaram perto de referências como a música nordestina, como as batidas na introdução de "Tu reinas" ou então no rock progressivo que vez ou outra invade o universo da adoração mundo a fora; este detalhe podemos ver no novo arranjo da canção "Exaltado". Ana Paula Valadão também gravou três canções inéditas: "Rasga os céus", "Deus do recomeço" e "Só o Senhor é Deus", um forró bem no estilo interior do nordeste, com direito a arranjo de acordeom e uma interpretação condizente com o ritmo.
Juliano Son, do Livres, fez participação especial, cantando com Ana Paula uma das canções que integram o repertório de seu CD "Mais um dia", a música "Santo". Quem também participou foram os cantores André Valadão e Mariana Valadão, que juntos cantaram a música "Brasil", uma regravação do CD "Nos braços do Pai", gravado em 2002.
Durante o show vários momentos de interpretação espontânea e de orações em prol do nordeste brasileiro e também do Brasil. Houve aquele clássico momento das gravações do DT em que a pastora Ezenete Rodrigues faz uma oração em prol do objetivo evangelístico do projeto.
A direção de vídeo do DVD é assinada mais uma vez por Alex Passos. Uma das novidades para esta gravação é sem dúvidas a iluminação e a cenografia do palco, que alinhados com a fotografia sempre bem feita de Alex garantirá boas imagens. Uma das novidades é que o Diante do trono usou pela primeira vez cinegrafistas no palco usando a câmera estática na cintura, tal recurso permitirá outra perspectiva de tomadas de close nos vocalistas quando o DVD for finalizado. A câmera voadora, que foi usada pela primeira vez num projeto gospel no DVD"Fortaleza" de André Valadão, também esteve aqui nesta gravação. Uma boa saída em Juazeiro, quando certamente seria muito complicado levar até a cidade aquelas gruas enormes que são usadas para imagens aéreas.
Nos próximos dias, a equipe de produção e o Diante do trono ainda permanecem no Sertão para registrarem imagens que serão inseridas no DVD. A intenção de Ana Paula é mostrar de maneira bem realista o dia a dia da miséria e da seca sertaneja.
Ainda não se sabe quando o CD e o DVD ficarão prontos, portanto será preciso aguardar. O Diante do trono já tem uma nova gravação agendada, a "Israel DT", que acontecerá a partir de maio de 2014 e será no formato de documentário, que será gravado no oriente médio, passando por locais que ambientaram passagens bíblia de Jesus Cristo. Assista abaixo a interpretação de Ana Paula na canção "Águas purificadoras", gravada em Juazeiro do Norte: